26.2.07
Que ciência mais verdadeira que a das cousas sem ciência?
Hoje recomeçaram as aulas. E lembro-me como esperava ansioso por esse dia alguns anos passados. Não que eu tenha perdido a vontade de estudar. A verdade é que cansei da acadêmia. Dessa pseudo-seriedade e compromisso com o saber, tão mal encenado nos palcos universitários ou em qualquer outro teatro que advogue a causa do conhecimento.

Cansei de debater sobre assuntos irrelevântes, irreais, irrisórios, irritantes, írritos.

Não desisti da busca pelo saber. Considero-me ainda um amante da sabedoria. Encanto-me com ela e a enamoro mais e mais a cada amanhecer, e desejo sua companhia todo o dia, e ao entardecer recolho-me com ela desejando tê-la em meus sonhos enquanto adormeço, para acordar já em sua presença, e enamora-la continuamente.

Mas não quero mais o conhecimento acadêmico. Tudo isso que é encenado na acadêmia não passa de opiniões elevadas ao nível de conhecimento por aqueles que dizem saber algo. Quero sim aquilo pregado por Caeiro. O conhecimento nascido da vida, e vida vivida no corpo, não na cabeça. Quero conhecimento poético, que não nasce do pensar sobre a vida, e sim de senti-la e vive-la.


Todas as Opiniões

Todas as opiniões que há sobre a Natureza
Nunca fizeram crescer uma erva ou nascer uma flor.
Toda a sabedoria a respeito das cousas
Nunca foi cousa em que pudesse pegar como nas cousas;
Se a ciência quer ser verdadeira,
Que ciência mais verdadeira que a das cousas sem ciência?

Fecho os olhos e a terra dura sobre que me deito
Tem uma realidade tão real que até as minhas costas a sentem.
Não preciso de raciocínio onde tenho espáduas.
(Alberto Caeiro)

Marcadores:

  |