18.3.07
ao som da chuva
Algumas frases soltas nascidas enquanto via, ouvia e sentia a chuva.

Muito barulho me incomoda,
barulho constante tira-me a paz.
Preciso sempre de um momento de silêncio
a fim de reecontrar a calma que me apraz.

Mas para tudo há uma exceção.
Até mesmo quando o tema é a salvação.
E para a questão do barulho tão incomodo a mim,
o som da chuva é aquela regra que escapa a toda norma.

Pode chover uma manhã, uma tarde inteira.
Pode chover dias inteiros.
O som da chuva sempre me conduz a paz.
Essa que as vezes nem o silêncio traz.

Talvez esse prazer se explique
por eu ser em grande medida composto por água.
O som da chuva me remete ao meu próprio corpo,
A morada da minha existência.

Corpo formado de água.
Corpo imenso e misterioso.
Assim como o mar.
Também formado de água.
Também ouvidor da chuva.
Também imenso e misterioso.

Ou então esse prazer se explique
por me lembrar do ventre materno
no qual estive nove meses submerso em água.
Não água do mar,
mas igualmente protetor da vida.
Água da minha mãe
que me fez saber, desde sempre,
o que é amar.

Gosto de ficar na janela
olhando a chuva cair,
lavando os telhados, as calçadas,
fazendo toda a sujeira sair.

Gosto de ver as crianças na chuva.
Odeio ver os adultos de guarda-chuva.
As crianças na chuva brincam com o mundo.
Os adultos negam o mundo ao proteger-se da chuva.

Dormir com chuva é muito bom.
Fechar os olhos e aguçar o ouvido
para ouvir a água correndo na calha;
para contar as gotas que batem na janela.

O som da chuva leva embora o silêncio noturno,
a solidão da escuro,
que amedronta grandes e pequenos.
Deixando apenas o som gostoso e a afetuosidade da água;
como o som de uma canção de amor que nos retira do mundo a volta;
como o som de um "eu te amo" dito ao pé do ouvido;
como um olhar acolhedor de quem amamos;
como um suspiro nascido de lembranças.

Marcadores:

 
posted by rafael at 20:18 | Permalink |


1 Comments:


At 24 março, 2007 22:13, Blogger Mariana Santana

Oi!
Gostei dessa poesia, ficou com um ar pueril... faz-me desejar ver a chuva molhando a terra e levantando aquele cheirinho bom. aiai
bjus

 


|