19.4.07
loiras e morenas
O trecho a seguir não expressa necessariamente a minha visão sobre o tema. Mas devo confessar: é muito interessante!

_ Você acha que existe uma diferença entre as louras e as morenas? - disse Bertlef, visivelmente cético em relação à experiência feminina do doutor Skreta.

_ Acredito! - disse o doutor Skreta. - Os cabelos louros e os cabelos pretos, são os dois pólos da natureza humana. Os cabelos pretos representam a virilidade, a coragem, a franqueza, a ação, enquanto os cabelos louros simbolizam a femininilidade, a ternura, a fraqueza e a passividade. Portanto, uma loura é na realidade duplamente feminina. Uma princesa não pode deixar de ser loura. É também por essa razão que as mulheres, para serem femininas o máximo possível, pintam os cabelos de louro e nunca de preto.

_ Fico muito curioso em saber como é que os pigmentos exercem sua influência sobre a alma humana - disse Bertlef em tom interrogativo.

_ Não se trata dos pigmentos. Uma loura se adapta inconscientemente a seus cabelos. Sobretudo se essa loura é uma morena que se pintou de loura. Ela quer ser fiel à sua cor e comporta-se como um ser frágil, como uma boneca frívola que exige ternura e serviços, galanteria e uma pensão alimentar, ela é incapaz de fazer o que quer que seja por conta própria, por fora toda a delicadeza e por dentro toda a grosseria. Se os cabelos pretos se tornassem uma moda universal, seguramente viveríamos melhor neste mundo. Seria a reforma social mais útil que se poderia fazer.

(Milan Kundera. A valsa dos adeuses. Nova Fronteira, 1989.)

Marcadores:

  |