28.4.07
apresentação
Fui honrado com o pedido de um amigo para fazer a apresentação de seu livro.

Michael de Montaigne, filósofo francês, considerava seus escritos como um auto-retrato pelo qual os seus leitores veriam a sua pessoa. Assim como ele, acredito que as palavras carregam um pouco do seu escritor, revelando seu caráter, personalidade, momento existencial, e, de modo muito especial, eternizam-o.

Parece-me ser esse um dos sentidos de Jesus ser chamado "logos" no início do Evangelho de João. E também o sentido dado pelo Antigo Testamento para referir-se a Lei de Deus como palavra, pois, antes de todo o seu significado, pretende revelar o caráter Santo do seu escritor.

Na presente obra você estará em contato com o retrato de Manuel Castanheira, e por mais que nunca venha a conhecê-lo pessoalmente, sentir-se-á íntimo de sua pessoa.

E digo mais. Você tem em mãos mais uma parte do retrato de Deus, pois o Manuel a ser conhecido adiante é uma página na qual Deus escreve sua história de amor para com a humanidade. Sou testemunha de como a vida desse jovem angolano é uma manifestação da palavra criadora do Gênesis e ressurreta dos Evangelhos.

Meu maior desejo é que você, em cada página, encontre o retrato de quem literalmente fez de sua vida um livro aberto. E sem sombra de dúvidas essa coragem de fazê-lo nasceu da certeza dele saber que seu retrato revelará e tornará conhecido a você o grande autor dessa obra...
Rafael Alves de Santana
(Manuel Castanheira. Antes que eu me esqueça. 2006)
Contatos com o autor:
http://www.projetoangola.rg3.net/
kanzuanzua@hotmail.com ou
kanzuanzua@yahoo.com.br

Marcadores:

  |