5.8.06
carta

Antes de tudo, devo pedir perdão. Nas férias assumi o compromisso de manter contato. Porém a correria vida não permite que eu fique nem mesmo em casa. Mas é claro: isso não serve de desculpa, pois nas horas de intervalo sempre há momentos nos quais poderia contatá-los, contudo, por relaxamento deixo de fazê-lo. Agora sinto remorso devido a situação que me levou a entrar em contato. Falo remorso porque sei o que é estar precisando ouvir palavras de ânimo, saber que somos lembrados por alguém, ter ouvidos para ouvir nossos lamentos e ombros para encostar nossas faces. Sei o que é passar por lutas na solidão, sei dos inúmeros pensamentos e desejos nada bondosos que passam pela nossa mente e coração. Conheço principalmente aquele sentimento de aparente abandono por parte daqueles que dizem nos amar, e até mesmo - e este o mais estranho – o sentimento de abandono por parte de Deus. No entanto, nesses momentos de angústias, tristezas e abandonos, descobri muitas coisas, que por vezes me confortam, e por outras desanimam.
Há crises que somente nós devemos passar. Crises que somente nós podemos resolver, pois são etapas do lapidamento de nossa pessoa. Talvez essas crises sejam as mais difíceis de passar, pois por mais que desejamos, não existimos para lutarmos sozinhos. Mas nem mesmo nessas lutas individuais estamos a sós. Aprendi também a ver crises que passamos em união com outras pessoas. Quando somos compreendidos e recebemos o apoio que precisamos, muitas vezes não por meio de palavras, mas geralmente por um toque e um olhar. Entretanto, na maioria das vezes não somos compreendidos, e ao invés das pessoas chorarem conosco, preferem nos julgar e se afastar, retornando somente quando estamos chegando ao fim da crise ou da vida.
Sofremos porque desejamos ajudar as pessoas, levando amor e conforto quando precisam. E quando precisamos dessas mesmas coisas, não recebemos. Damos nossa vida, nosso tempo, nossos bens materiais, nossos ombros, abrimos mãos de planos, sonhos e desejos. Colocamos os problemas dos outros acima dos nossos e quando precisamos parece que não recebemos nada.
É interessante como nesses momentos lembramos da morte. Por isso vejo que a morte não é o fim, mas um processo. O processo da vida. Quando morremos para nós permitimos aos outros terem vida. Ao sofrermos pelos outros geramos vida a partir da nossa morte. Levamos esperança para aqueles que estavam sem esperança. É claro que há aqueles a quem ajudamos e não dão valor a isso. Mas quando morremos por alguém permitimos o amor que nos invadiu vá a outras pessoas. Daí o porque nos decepcionarmos tanto com todos: ninguém quer compartilhar o amor, a maioria tem medo de morrer.
É por isso que admiro vocês. Mesmo com problemas de saúde, mesmo decepcionados com pessoas, mesmo com gastos financeiros que redundam em prejuízos, ainda assim seguem na trilha do amor. Lembro-me de vocês com alegria. Alegria por saber que são pessoas inspiradoras. Dizem que não devemos olhar para as pessoas, mas discordo. Olho para vocês, percebo defeitos tantos quantos eu possuo, mas, acima de tudo admiro vocês naquilo que mais desejo: o prazer em servir e a disposição para amar.

Londrina, 06 de outubro de 2003

Marcadores:

 
posted by rafael at 01:22 | Permalink |


2 Comments:


At 08 agosto, 2006 22:11, Anonymous Anônimo

Bem, eu não conhecia este Blog antes das férias, nem sabia que existia, mas é bom aprender sabedoria através de tuas palavras, para a lida da vida. Disposição para AMAR é ótimo, mesmo porque o exercício desse Sentimento é uma escolha da vida. Se cumprirmos o que diz a canção de Carlos Moisés baseada em I Co 13, seremos muito mais felizes:

Prova de Amor

O amor não é invejoso,o amor é sofredor,o amor tudo espera
Supera a própria dor,o amor não desconfia,o amor tudo crê
O amor tudo suporta,você pode então viver
Dá pra se viver o amor com Jesus no coração
Amor que não pede em troca,mas só vive de perdão
Amor que tem a imagem revelada lá da cruz
Amor que tem o dom maior,o homem chamado Jesus
A prova desse amor foi o homem Jesus,
Que a cada passo dado
Carregava a minha cruz,no silêncio da sua dor
Ele mudou a minha sorte
Trocou a vida dele pela minha própria morte
Dá pra se viver o amor com Jesus no coração
Amor que não pede em troca,mas só vive de perdão
Amor que tem a imagem revelada lá na cruz
Amor que tem o dom maior,o homem chamado Jesus.

 

At 12 agosto, 2006 22:39, Anonymous Anônimo

bonita carta rafa :)......mas como eu sempre tenho algo de intrometido a falar.....eu ainda prefiro as de papel!

 


|