13.1.06
um amor que vale a pena
Uma leitora perguntou a mim o que é "valer a pena" na minha opinião, logo após ter lido o texto "não deve ser tão difícil amar". Esse "valer a pena" está no final do texto quando escrevo: "Quero pedir perdão àqueles que amam. Porque vocês sonham, lutam e choram por alguém que vale a pena e os invejo por isso". Confesso que na hora passou despercebido esse "valer a pena", mas agora fiquei encucado com a pergunta.

Algo que vale a pena para os capitalistas é tudo aquilo que redunde em lucro, onde o custo seja menor que o benefício. Bem, não sei se isso aplicaria-se ao amor. Até onde minha curta vida permitiu chegar e o pouco que tenho percebido dela, o custo do amor é muito auto frente ao seus benefícios. É claro que você pode dizer: "A gente sofre muito quando ama, mas quando ele é correspondido valeu a pena todo o sofrimento". Se é tão lindo assim eu pergunto: quantas vezes seu amor foi correspondido de forma satisfatória, onde o benefício tenha superado significativamente os custos de todo o amor que você já expressou? Bem, parece que a lógica do capitalista não se aplica ao amor.

Algo que vale a pena para os utilitaristas é tudo aquilo que tenha funcionalidade para o meu bem estar. O que não for útil não tem serventia. Parece-me que essa é lógica do ficar: "preciso de alguém hoje, fica comigo?"; a lógica do golpe do baú: "para ser rico sem trabalhar preciso casar com alguém rico"; a lógica da incessante busca de um parceiro perfeito: "vou namorar com muitos porque eu preciso experimentar para saber qual é o meu número". Conforme o produto não se adeque ao padrão do consumidor ele é descartado. E não me parece que essa lógica se aplique ao amor, pois, até onde eu entendo, o amor mais dá mais do que pede, faz mais do que exige. O amor é mais para o outro do que para mim.

Amar alguém que vale a pena. Talvez esteja errada essa frase. Existem pessoas que não vale a pena ser amadas?!?! Se existir, Jesus equivocou-se ao pedir para amar nossos inimigos. Então todas as pessoas merecem ser amadas?!?! Não, porque amor não é questão de merecimento, mas de transformação. O mais correto seria perguntar: Por que vale a pena amar? Vale a pena amar todos, pois todos podem nos transformar, de alguma forma, em pessoas humanas. Josef Pieper disse: "Amar algo ou amar alguém sempre significa afirmar 'Que bom que isso existe!, Que bom, que maravilha você estar no mundo!'".

Talvez essa, amiga, seja a minha resposta: não existe pessoa que não valha a pena amar, e as pessoas não merecem ser amadas. Mas todas as pessoas precisam ser amadas, pois é amando que reconhecemos a nossa existência; damos existência ao outro, e transformamo-nos a todos...

Marcadores: , ,

 
posted by rafael at 16:23 | Permalink |


2 Comments:


At 08 agosto, 2006 23:32, Anonymous Anônimo

Rafinha, tu sempre surpreende com palavras o clamor da Alma, fruto do Bendito Coração, que Deus te concedeu, de Perceber e Respirar a Vida. Sabe, sempre que penso no "amor que vale a pena", me vem ao coração, uma canção imediata e extremamamente funcional:

"Vale a pena viver com Jesus, vale a pena andar na sua luz
Vale a pena sentir este amor que na cruz se entregou
Se ele morreu sua morte na cruz esta é tua sorte
Quero dizer-te agora que Cristo ressuscitou
Prá ser feliz é confiar no amor, é ter Jeus como Salvador
É esperar que a salvação virá, nova vida terás com Deus".

E um soneto de Nelson Otto que diz:

"Não te escondas do teu semelhante”,
São palavras que Deus diz ao seu povo;
São palavras que o Senhor diz de novo,
Ele quer que elas soem hoje como antes.
"Não te escondas do teu semelhante",
Deus em Cristo de nós não se escondeu,
Fez-se semelhante como tu e eu;
Seu amor a nós é real, é presente.
"Não te escondas do teu semelhante",
Este é o clamor de Deus, escuta sua voz.
E este semelhante poderia ser cada um de nós.
"Não te escondas do teu semelhante",
Reparte com ele teu pão, agasalho, abrigo, calor,
Reparte com teu semelhante Cristo e seu amor!

Quer saber uma verdade Absoluta? Eu digo: Ame imensa e profundamente, sem nunca esperar ser amado!!! Esse é o Grande e indisolúvel Segredo do Amor.

 

At 17 agosto, 2006 22:54, Anonymous Anônimo

Este meu amigo vale a pena amar rs.. nas palavras mais simples ele faz algo especial.A cada dia tenho visto o amor de Deus atraves da sua vida, este é o meu amigo filosofo e teologo, meu professor de exegese, companheiro de boas risadas rs.... Saiba que te amo muiiiiito rafinha que a sua amizade é um dos maiores presente que Deus já me deu rs...

 


|