14.6.07
duas almas, uma pessoa
Um comentário deixado no blog do Fábio, irmão na fé, na esperança e no amor.

Olá Fábio

Seu texto fez-me lembrar de um conto do Machado de Assis, "O Espelho". Nele, Machado diz que a criatura humana possui duas almas: uma que olha de dentro para fora, e outra de fora para dentro. A primeira refere-se aos nossos olhos; a segunda ao olhar dos outros. Precisamos das ambas para viver, pois as duas nos completam. Quando perdemos uma das metades, perdemos naturalmente metade da existência. Ainda acontece alguns casos, no qual perder a alma exterior implica em perder a existência inteira. Por isso a importância de não se deixar levar apenas pelos olhos exteriores.

Para mim, aqui está a grande dificuldade de saber quem somos, pois estamos perpassados por esses dois olhares. Eis o nosso grande desafio: conciliar as duas almas a fim de nos tornar uma e autêntica pessoa...

Marcadores:

 
posted by rafael at 11:45 | Permalink |


2 Comments:


At 15 junho, 2007 00:02, Blogger Thiane

Vou te dizer que essa história me assusta. Odeio ter que pensar nos outros, mas nós não somos uma ilha. Cada dia mais dependemos dos outros pra sobreviver. Li o seu post sobre não saber amar. É lindo. Sabe, acho que um dia vamos mudar sim. Temos que mudar. Talvez só não tenhamos nos inquietado o bastante pra provocar essa transformação. Beijos grandes

 

At 18 junho, 2007 19:06, Blogger Van

Ahhh, como eu queria que os homens tivessem olhos de raio x, pra ver sempre a alma de dentro, em toda sua importância e beleza. Mas não. Ao invés disso, eles têm duas agulhas envenenadas e distorcidas no lugar dos olhos. E podem ferir....
Ainda temos muito o que aprender...
Será que um dia, aprendemos?
Esse teu post me inspirou e "bateu" certinho com uma situação que estou vivendo. Os julgamentos errados que fazem sobre nós às vezes nos ferem profundamente, não é?
Beijuca querido.

 


|