27.6.07
cinco encontros inesquecíveis
A Kaká convidou-me para participar de um Meme com a seguinte questão:

Cinco livros que tenham sido referenciais de alguma forma e que ainda estão disponíveis no mercado literário
.

Tarefa árdua essa visto serem apenas cinco livros e por eu identificar-me mais com os autores(as) do que propriamente com sua obras. Mas acredito valer o esforço mesmo cometendo algumas injustiças...

Vamos lá!

Demian - Hermann Hesse. Meu escritor favorito. Esse romance narra a história do jovem Emil Sinclair na sua passagem da adolescência para a maturidade. Hesse capta com incrível sensibilidade os conflitos juvenis vivido pela maioria de nós e escreve com tamanha poesia, que foi capaz de influenciar uma geração inteira com essa obra. E ainda influencia muitas outras, sendo eu um exemplo...

Sidarta - Hermann Hesse. Romance narrando a história de Sidarta Gautama, um jovem brâmane que sai ao mundo na busca de um destino para si. Jovem de espírito rebelde e questionador, mas dotado de um profundo sentido de paz e serenidade, que encontra a plenitude dessas palavras ao encontrar a si mesmo.

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera. Obra magna de um escritor mestre em ver a vida como uma grande e feliz crise. Nessa obra, Kundera analisa a vida a partir de dois profundos problemas filosóficos: a leveza e o peso; e o eterno retorno. Tudo permeado de muita irreverência e ironia. Leitura difícil? Negativo. Certamente você se identificará com uma das personagens e seus conflitos...

O amor nos tempos do cólera. Gabriel Gárcia Marquez. Nas indicações anteriores cometi injustiças, mas aqui ela é gritante. Fiquei entre "Cem Anos de Solidão" e "O Outono do Patriarca", sem contar outros livros da imensa bibliografia desse gigante da literatura. Mas atrevo a dizer que esse me tocou mais por um simples motivo: é um romance no qual grita-se no mais alto e belo som que o amor não morre com tempo.

Homem algum é uma ilha - Thomas Merton. Monge trapista, Merton é um dos poucos homens que ao meu ver entendeu o real significado da vida espiritual. Densos, filosóficos e extremamente reflexivos, os textos reunidos nessa obra revelam-me a possibilidade de algum dia chegar a ser sábio, vivendo uma vida de paz e serenidade.

Livros, livros!!!. Grandes companheiros, excelentes amantes, misteriosos universos... Convido você a ler outros textos nos quais falo sobre leitura ( 1, 2, 3)

Por fim, como manda a regra do Meme, passo o problema para mais cinco:
Allan;
Erika;
Fabio;
Mariana;
Tiago.

Não deixem de conferi-los!

Marcadores: , ,

 
posted by rafael at 22:14 | Permalink |


3 Comments:


At 28 junho, 2007 15:59, Blogger Leticia

Desses curto tbm Milan Kundera( a maioria das pessoas não gosta de filosofia, pq pensar traz muitas dúvidas...)e Gabriel Gárcia Marquez é um gÊnio.
Ler é o único vício que eu conheço que só faz bem,o único lado ruim são os preços de bons livros, pq os ruins são baratinhos...

 

At 28 junho, 2007 21:03, Blogger Fabricio Dolci

Putz, nunca tive o hábito de ler muitos livros, até hoje em dia tenho certa resistência, sendo que tenho uns 5 livros novos esperando minha boa vontade de lê-los...

O único que li da lista foi Sidarta, e realmente é sensacional...Hermann Hesse manda muito bem!!!

Aqui em casa tem o "A insustentável leveza do ser" há anos, mas nunca pensei em ler...parece muito interessante...



Enfim...

Ótimo blog...

abraços

 

At 30 junho, 2007 14:24, Blogger Thiane

O Amor nos tempos do cólera é um livro que preciso reler. Adorei a lista. Beijos (linkei vc, tá?)

 


|